Skip Navigation Main Navigation

Anunciado o vencedor do 2° Prêmio IESS para o romance de estreia latino-americano com menos de 35 anos


A IILA – Organizzazione Internazionale Italo-Latino Americana, a Energheia – Associazione Culturale Matera, a Edizioni SUR e a Scuola del libro têm o prazer de anunciar que Gabriel Abreu (Brasil), com Triste não é ao certo a palavra, ganhou o Prêmio IESS PRIMO ROMANZO LATINOAMERICANO.

Após uma seleção inicial feita pelo comitê de leitores do Prêmio IESS, os romances finalistas foram submetidos à decisão final do júri composto pela escritora Yuliana Ortiz Ruano, vencedora da primeira edição do prêmio, pelas tradutoras Francesca Lazzarato e Gina Maneri, pelos professores de literatura hispano-americana Stefano Tedeschi, da Universidade Sapienza de Roma, e Gabriele Bizzarri, da Universidade de Pádua, e pelo professor de literatura portuguesa e brasileira Luca Bacchini, da Universidade Sapienza de Roma – que concedeu o Prêmio IESS para o romance de estreia latino-americano  à obra de Gabriel Abreu, Triste não é ao certo a palavra, pela surpreendente maturidade literária, originalidade formal e intensidade emocional.

A motivação é apresentada na íntegra:

Gabriel Abreu compõe de forma delicada e lírica uma colagem sobre a dor, a memória e o legado familiar. Por meio de um arquivo único de momentos e fragmentos (cartas, páginas de diário, receitas médicas, fotografias, projetos arquitetônicas), o autor dá vida a uma inesperada relação entre mãe e filho, uma versão inusitada de um romance familiar.

O Prêmio, vale ressaltar, é destinado a autores com menos de 35 anos de idade dos 20 países latino-americanos membros da IILA, com o objetivo de identificar jovens escritores que tenham publicado um romance, ainda não traduzido ou publicado na Itália, durante o ano corrente.

À obra vencedora é reconhecido:

  • um contrato de publicação da SUR;
  • um adiantamento de € 5.000,00 (cinco mil) concedido pela IILA;
  • tradução para o italiano por um tradutor ecolhido pela Scuola del Libro;
  • revisão da tradução, publicação, distribuição e promoção pela SUR;
  • viagem à Itália para participar da cerimônia de premiação concedida pela Energheia.

Sinopse do livro e biografia do autor

Triste não é ao certo a palavra

Um mosaico que vai além da forma narrativa para construir um retrato delicado, porém feroz, da herança, da memória e do amor no relacionamento entre mãe e filho. Um diário, centenas de fotografias e sessenta e oito cartas são tudo o que G. possui de sua mãe, bem como lembranças de um passado compartilhado. A caixa de papelão que contém todos esses elementos também contém as expectativas e ansiedades de um filho que tenta construir sua própria identidade e recuperar o contato que esteve ausente. Partindo em busca dessa mulher – quem ela era antes da maternidade, a mãe que nasceu com ele, os mistérios da individualidade – G. folheia anotações médicas, diagnósticos médicos, mapas astrais, escreve cartas, e-mails, questiona a si mesmo. Ele conclui: “Estou escrevendo e lhe enviando esta carta para tentar encontrar sua voz na minha”. Neste sensível e ousado romance de estreia, Gabriel Abreu monta um quebra-cabeça emocional de documentos, afetos e lembranças que só um filho prestes a perder a mãe pode ter. Gabriel Abreu (Rio de Janeiro, 1993) è escritor e artista multidisciplinar, formado em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela PUCRio e pelo Programa de Formação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ele é um dos diretores artísticos da Brecha, uma estrutura de criação e pesquisa contínua em artes, que reúne artistas e não artistas de diversas áreas para pesquisar metodologias, processos criativos e experiências de treinamento. Em 2022, participou da publicação da antologia de contos Ninguém nunca sabe, e foi convidado para a primeira edição da residência Artística Interdisciplinar e Festival ‘ONSITE’, em Berlim. Participou à mostra Formação e Deformação (2018) all’EAV Parque Lage, oportunidade em que aporesentou  p tranalho “Prefiro Rir”, d eonde nasceu seu primeiro romance Triste não é ao certo a palavra (Companhia das Letras, 2023).

Para informações: premioiess@gmail.com